terça-feira, 24 de abril de 2012

Jovens empreendedores um mercado em crescente expansão



As novas tendências e o perfil do jovem empreendedor

Por Jéssica Danne e Valéria Trevizan

O empreendedorismo no Brasil tem crescido muito na última década. De acordo com dados do SEBRAE, os empreendedores são cada vez mais jovens. A participação de empresários de até 24 anos na abertura de novas empresas subiu 14% na última década. Os com idade entre 25 e 39 anos somam 49%.

Luiz Laam é um exemplo desse movimento. Ele tem 28 anos e é um dos franqueados da G3W Concept, empresa que atua há seis anos no mercado de tecnologia e internet. A empresa conta com mais de 50 mil clientes e 19 mil franqueados em todo o país, atuando com a venda de plataforma de sites e lojas virtuais, além de possuir um  avançado sistema de gestão de conteúdo.

O público alvo da G3W são pequenos, micro empresários e autônomos, empresas que necessitam disponibilizar grande quantidade de informações e, ao mesmo tempo, precisam de autonomia para gerenciar seu próprio site.

Para Luiz Laam, não há dia ou hora para trabalhar. Ele é o que podemos chamar de um jovem com perfil empreendedor. Largou seu emprego de mais de dez anos numa boa empresa, com um salário considerável, para trabalhar por conta própria como franqueado a G3W.  Está há oito meses atuando neste ramo e já conseguiu melhorias consideráveis para sua vida pessoal. “Hoje sou mais feliz e realizado profissionalmente”, diz.

Faz o seu horário de trabalho, não tem cobranças, apenas suas metas pessoais, que são de crescer mais a cada dia, aumentando o número de franqueados de sua equipe, e a sua renda mensal.

Outro exemplo claro de empreendedorismo é o de João Paulo Oliveira, 44 anos, microempresário. Formado em publicidade pela Universidade São Judas, montou em 2009 a JP Comércio de Tapetes Ltda., que confecciona e comercializa tapetes de uso residencial, feitos a partir de retalhos de polipropileno.

A demanda é alta, ele vende para lojistas de todo o país em, cerca de dez mil tapetes por mês, para cada cliente.

A ideia de explorar esse nicho de mercado veio com a visão de negócio que ele adquiriu trabalhando para outras pessoas. Percebeu que lojinhas de R$1,99 vendiam muito, muita coisa. “Na maioria das vezes os produtos vêm da China então, percebi que existia campo para pequenas empresas brasileiras trabalharem com esse público”, comenta.

Oliveira detalha o que utiliza como elemento básico para seu negócio: qualidade com  preço baixo, produtos diferenciados e entrega rápida. “Esse mercado é estável, então, os lojistas não criam estoque, o espaço físico dentro de uma loja representa muito dinheiro, por isso temos que estar preparados para  atender a demanda” argumentou.

Ele conta que trabalhar muito faz a diferença. “É importante se jogar de cabeça. E quando o negócio é seu aumentam o vigor e a disposição para ganhar dinheiro e crescer. É gratificante ver o resultado. Cabeça no lugar, pé no chão e equilíbrio pessoal e saber dar o devido valor a cada coisa da vida talvez seja a fórmula que encontrei para o sucesso”, antecipa.

O empresário diz que nunca teve crise nas vendas. João Paulo paga o salário que pode, pois o que não pode é se comparar aos já estabilizados que possuem 10 funcionários.

Em relação a competitividade, concorda que ela existe, mas por ser menor, vende mais por ser mais barato e vende sempre. “Como a loja é popular você tem de focar no giro. Dentro do mercado os meus tapetes são mais baratos R$0,20. Mas é necessário diminuir custos, olhando para a produtividade. O insucesso é o olho grande. A má administração é o que compromete o faturamento da firma. Você deve estar atento ao mercado, procurar saber quais os materiais que terão alta no preço e já se preparar para pesquisa de preço. E, o mais importante, atenção ao cliente, isso é imprescindível para o sucesso”.

A Experiência
João Paulo teve uma ideia criativa e que deu muito certo, mas nem sempre foi assim. Ele já teve uma gráfica que, por falta de estratégia, má administração e crise no mercado, teve de ser fechada.

Valeu a experiência que lhe ensinou muita coisa, inclusive a lidar com a ansiedade, comum aos jovens.

Novos projetos
Para o futuro, pretende aumentar substancialmente a produção e a venda de tapetes, e desenvolver novos produtos. Agregar novos itens a linha, utilizando o mesmo material reciclável, como por exemplo a confecção e comercialização de jogos de tapetes para banheiros. Estuda ainda a venda de placas de EVA de 10mm para tatames, academias, residências e ambientes educativos.


Dicas
·         Para os novos empreendedores, Oliveira deixa as dicas:
·         Conhecer o mercado
·         Boa administração
·         Disposição
·         Persistência
·         Contatos

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