segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Detetive da dieta

Sua cozinha, seu lixo, a mesa do trabalho e até o porta-luvas do carro podem dar pistas importantes de como você lida com a comida. E aí, será que você tem andado Dieta ?
Por Ivonete Lucirio
Foto: Danilo Borges


Um olhar de detetive vai ajudá-la a perceber o que está acontecendo com a sua dieta. Basta dar uma geral em volta e colher, você mesma, as pistas do que pode estar fazendo de errado com sua alimentação e, consequentemente, de onde vêm os prejuízos para a sua silhueta. Acredite, seu lixo diz muito sobre seus hábitos alimentares, as gavetas fechadas contam quem você é e como come e até a forma como as pessoas tratam você ajuda a entender seus hábitos alimentares. “Lixo cheio de papéis de bala; restos de biscoito, conta do bar só com frituras e chope... Tudo isso pode ser sinal de que a mulher está se sabotando”, diz Rejane Brissa, psicóloga especializada em obesidade (SP). “Autossabotagem é a tendência que alguém tem de repetir, indefinidamente, atitudes destrutivas. É muito comum a pessoa ir a vários médicos, tomar remédios, fazer diversas dietas sem conseguir chegar ao peso desejado. E achar que o problema está no cardápio, na nutricionista.” Essa é apenas uma das explicações para essa mania que temos de atrapalhar nossa dieta com pequenos atos. Muitas vezes, caprichamos em um bife grelhado no almoço, mas devoramos uma infinidade de petiscos calóricos em outras situações. E sem perceber! Ouvimos três nutricionistas que vão ajudá-la a encontrar pistas dos erros que você está cometendo e que a impedem de afinar as curvas.



No quarto
Porque até mesmo no ambiente de descanso os deslizes de dieta a acompanham!


chocolate na gaveta do criado-mudo
A melhor maneira de não ceder à tentação é manter-se longe dela. Portanto, evite ter uma doçura dessas ao alcance dos braços... “Como não dá para viver sem doces, melhor consumi-los logo após o almoço ou no lanche da tarde. As fibras ingeridas antes vão diminuir a absorção do açúcar e a vontade de repetir”, aconselha Inty Davidson, nutricionista (SP). “O pior momento é à noite, quando a inatividade facilita o acúmulo das calorias”, completa ela. Isso sem falar no estrago que vai provocar aos dentes se comer e não escová-los. Confesse, às vezes a preguiça fala mais alto.


farelos na cama
Como acabou de ser dito, comer doce antes de dormir é um horror para a silhueta e para os dentes. “Adote o hábito da ceia, tomando um copo de leite, um iogurte ou comendo uma fruta antes de deitar. Assim, não precisará comer na cama”, diz Inty Davidson.


Na Cozinha
É claro que o local onde você prepara e guarda os alimentos é o cenário perfeito para os crimes contra as curvas


a pia cheia de colheres de sobremesa
Sinal, quase sempre certeiro, de que você andou beliscando fora de hora. “Os petiscos são saborosos e pequenos, o que estimula o consumo excessivo”, alerta Vanessa Franzen, nutricionista da Clínica Emagrecimento, Saúde e Beleza (RS). Sabe aquela ideia de que uma colherinha só não faz mal, mas que no final das contas, acaba em várias degustações e muitas calorias extras? Se for para beliscar, escolha uma maçã desidratada, cenourinhas baby ou palitinhos de pepino.


o congelador lotado de alimentos prontos
“Quando estamos cansadas e com fome, é mais fácil abrir o congelador e comer aquela lasanha ou pizza congelada. Só que essas comidas são ricas não apenas em calorias, mas também em gordura e sal. E isso faz mal para o peso e a saúde”, diz Vanessa Franzen. Se a opção pelos congelados é por uma questão de tempo, passe a fazer os seus próprios. Cozinhe uma quantidade maior de feijão e guarde em potinhos. Faça o mesmo com o arroz pronto, os bifes temperados e os legumes já lavados, picados e até cozidos.


o balcão, o fogão e o exaustor sempre engordurados
Isso nem sempre é uma falha na faxina, mas sinal de que está comendo fritura demais. “Elas têm praticamente o dobro de calorias do mesmo alimento grelhado ou assado”, diz Inty Davidson. Controle a quantidade de óleo que traz do supermercado. Para um casal que apenas janta em casa, uma lata de óleo deve durar dois meses. Já no caso de uma família de quatro pessoas que almoça e janta, o consumo mensal deve ser de pouco mais de uma lata.


Na Área de Serviço
O local onde fica armazenado seu lixo também é muito revelador
o lixo reciclável está (bem) mais cheio do que o orgânico
Você estava se achando ultraecológica, por encher seu lixo reciclável?! Mas saiba que isso pode ser um mau sinal. Você deve estar comendo muitos alimentos industrializados — cheios de embalagem — e poucas comidas frescas. Inverta esse hábito e passe a optar por carnes, frutas e verduras, que não dependem desse tipo de embalagem. Frequente mais as feiras livres e menos os freezers do supermercado.



Na Balada
Os momentos de descontração são essenciais, é claro. Mas não dá para relaxar por completo ou a dieta vai por água abaixo
você circula pela pista sempre com uma bebida na mão
Os drinques são uma bomba calórica, pois além das calorias do álcool, geralmente contêm açúcar. Beber demais também faz perder as estribeiras e, não raro, para matar a fome, a pessoa cai de boca em um fast-food depois. Pecado duplo.


ao checar a conta do bar você percebe que a listinha dos itens consumidos só tem frituras e chope
Tudo o que é frito tem calorias duplicadas. Isso sem falar que a gordura usada nos bares geralmente está saturada e faz mal ao coração. O chope é rico em carboidratos, que causam ganho de peso. Uma boa saída é forrar o estômago antes de ir para o bar.
No Trabalho
são longas horas do dia pegando no batente. Então, não desconsidere os hábitos alimentares que mantém lá


a gaveta da mesa cheia de petiscos calóricos
“O trabalho gera estresse, que libera cortisol e aumenta a fome. Logo, ter petiscos por perto na hora do nervosismo aumenta a chance de um consumo descontrolado”, adverte Vanessa Franzen. Deixe por lá apenas frutas secas e castanhas. “De preferência, em potes que não sejam vistos ou acessados com facilidade”, sugere Abykeyla Tossati, nutricionista da Universidade Federal de São paulo (Unifesp).


ter um potinho de balas sobre a mesa
Esse hábito é um perigo, principalmente para as mulheres que sofrem com a TPM. Mesmo que você resista às guloseimas durante todo o mês, nessa época certamente vai atacar o baleiro. Então, nada de doçuras sobre a mesa. A melhor maneira de não passar vontade é não ter ao alcance dos olhos aquilo que não pode comer. E nem adianta dizer que é para agradar aos clientes, contatos... A gente sabe que, na maioria das vezes, a consumidora do mimo é você mesma.


você vive na máquina de café
É claro que a hora do cafezinho serve para uma pausa. Então, faça apenas isso, não precisa beber doses e doses. Fora o aumento da ansiedade, causado pelo excesso de cafeína, se o café for adoçado com açúcar, fará um estrago à silhueta. Cinco cafezinhos por dia com uma colher (chá) de açúcar, em 20 dias trabalhados, representam um quilo extra, o que equivale a 4 mil calorias.


tem sempre uma balinha ou bombom que alguém deixou para você
Conhece aquele ditado: “Sua fama a precede?”. Pois é, as pessoas sabem que você é fissurada em doce e, para agradá-la, deixam algo sobre sua mesa. Então, para não fazer desfeita, você come. Comece a mostrar aos outros que mudou seu hábito. Leve frutas e ofereça aos colegas. Assim, talvez, passem a deixar como agrado um morango em vez de um bombom.


CORTE O MAL PELA RAIZ


Algumas regras gerais ajudam a ficar de bem com as refeições e até os petiscos. Veja o que a nutricionista Abykeyla Tossati, da Universidade Federal de São Paulo, recomenda.




■ Saia da mesa assim que acabar a refeição.
■ Não combine alimentação com outras atividades como ler, assistir televisão ou trabalhar em frente ao computador.
■ Fora do horário das refeições, mantenha os alimentos guardados em potes, onde você não possa ver nem  pegar direto.
■ Só coma se tiver planejado, não faça por impulso.
■ Coloque o garfo sobre o prato ou a mesa entre uma garfada e outra. Assim, come-se mais devagar.
FOTOS: SHUTTERSTOCK/ ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: RODRIGO SANTANA/ REALIZAÇÃO: TOMAZ SOUZA PINTO/ CABELO E MAKE: ROBSON ALMEIDA/ MODELO: TASSIANA ARBIZA (TEN MODELS)/ TRATAMENTO DE IMAGENS: JUJUBA DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário