terça-feira, 21 de junho de 2011

Casamento de SUCESSO!

Continuando nossa incessante busca por novidades no mundo do casamento, encontrei uma matéria que saiu dia 08/06/11 no UOL Estilo - Coluna Casamento. Adorei o textinho da Mayara Alves e decidi compartilhar com vocês. Tem argumentos muito interessantes de especialistas sobre assuntos muitas vezes esquecidos por nós mulheres. Espero que gostem. Bjinho 
Jéssica Danne
Especialistas dão dicas de como ter uma festa de casamento de SUCESSO
Mayara Alves - UOl Estilo
Da lembrancinha ao local da festa, cada detalhe é importante para que nada dê errado no dia do seu casamento. Afinal, tudo acontece em apenas algumas horas, sem chances de remediações futuras. Por isso, vale ficar atenta às dicas dadas por especialitas no assunto.
Seu, só seu
O casamento é um momento único. “Não faça a sua festa pensando nos outros. Faça-a pensando em si mesma, no que vai lhe agradar. A festa tem que combinar com você em tudo. Se não for ‘a sua cara’, não faz sentido”, disse Fernanda Suplicy, diretora do site Yes Wedding e uma das idealizadoras do Wedding Awards, espécie de "Oscar do casamento".
Mantenha a linha
Quando começar a organizar o seu casamento, não pense apenas individualmente nos detalhes. É preciso pensar neles como um todo também. “A pessoa precisa estabeleceer uma linguagem única, que harmonize todos os aspectos da festa num mesmo estilo, com uma mesma proposta. Senão, os próprios convidados se perdem na essência do casamento”, falou Lizie Chermann, assessora da MS Eventos Especiais.
Há flores por todos os lados
Flores são obviamente permitidas na decoração, mas tome cuidado para não cair nos mitos de “quanto mais, melhor” ou “o que é caro, é nobre”. Segundo a cenógrafa de festas Renata Chapchap, não se pode pecar pelo excesso. “Quantidade não determina qualidade. O que vale é a arte dos arranjos, a elegância”, disse. Quanto ao nobre, ela contou que há tantos tipos de flores lindas por aí, que não são só as caras que brilham mais. Todas se comunicam e têm uma mensagem. “O importante é que essa mensagem seja a que os noivos queiram passar”, disse.
Casamento iluminado
Um dos itens de decoração ainda pouco explorados é a iluminação. “Pode-se dizer que 50% da cenografia do casamento é a iluminação. Um cenário simples, mas bem iluminado, fica sofisticado”, disse Renata. Segundo a especialista, a iluminação é um recurso ilimitado. A dica dela é optar por luzes indiretas na festa, como fazer uso de luminárias e abajures. “Velas são uma ótima pedida também, pois dão um toque romântico ao casamento”, disse.
Ponto-alto: a mesa de doces
Não há como negar que ela é sempre foco nas festas de casamento. “Na hora de escolher como decorar a mesa, cuidado com o exagero. Seja criativa, brinque com cores e com iluminação, mas não deixe a mesa poluída demais”, falou Renata Chapchap. Uma outra dica sobre os doces vem da assessora Lizie Chermann: sirva-os na pista, em copinhos, para o pessoal conseguir comer sem parar de dançar. “Com certeza, todo mundo vai gostar”, disse.
Espaço limite
O tamanho do local da sua festa também é importantíssimo. “Determine bem qual será o número de convidados antes de decidir onde será a festa para não correr o risco de ter uma superlotação ou do espaço ficar vazio demais”, disse Renata. A disposição das mesas também tem que ser cautelosa para não causar trânsito. Segundo a especialista, o ideal é que, no espaço entre as cadeiras de uma mesa e as de outra, seja possível passar uma pessoa caminhando tranquilamente. Menos que isso pode provocar desconforto para os convidados.
Banda ou DJ?
O primeiro passo para escolher quem comandará o som do casamento é compreender qual será o público da sua festa. “Bandas de casamento costumam ter um repertório amplo, mas não o suficiente para agradar os jovens e os mais velhos ao mesmo tempo. Ou um, ou outro. Os DJs têm mais facilidade para isso”, disse Lizie Chermann. A dica da especialista para quem faz questão de ter uma banda é optar por uma que não seja de casamento, que toque um estilo mais específico, para ter como atração. Neste caso, o ideal é manter o DJ até o jantar, com músicas que sejam mais do gosto dos mais velhos e, em seguida, a banda fazer sua apresentação para animar os mais jovens. O DJ pode voltar mais tarde, com músicas variadas.
O clique ideal
A festa pode até durar apenas um dia, mas as fotografias são a chance de você eternizar esse momento. Por isso, não é qualquer foto que conta. “Na hora de contratar um fotógrafo, é preciso conhecê-lo bem, tanto o seu trabalho quanto a sua personalidade. É preciso ter total confiança no nele”, disse Márcia Charnizon, fotógrafa especializada em casamentos. Além disso, algumas dicas na hora de brifar o profissional também fazem a diferença. “Peça para ele fotos naturais, que traduzam os momentos verdadeiramente. Fotos posadas, muitas vezes, podem parecer forçadas e não é essa a intenção”, completou.
Não force a lembrança
Na hora de bolar o que dar de lembrancinha aos seus convidados, pense no dia a dia deles. “De nada adianta dar algo útil, mas com as iniciais ou com uma foto dos noivos. Assim, as pessoas não vão se sentir à vontade para usar o item em várias ocasiões”, disse Lizie Chermann. “Opte por uma estampa que combine com a sua festa, algum detalhe. Assim, os convidados vão lembrar de seu casamento depois, mas sem aquela lembrança explícita”, falou.
Momento Cinderela
Escolher o sapato não é tão simples. Ao contrário do que muitas pensam, ele com certeza vai aparecer. A moda ultimamente tem sido usar sapatos coloridos. “Se você prefere um sapato com cor marcante, sem problemas, contanto que ele se adeque ao seu estilo. Para não errar, escolha tons que combinem com a sua pele. É certeza de sucesso”, disse a estilista Emannuelle Junqueira. Segundo ela, o importante é que o sapato seja elegante e confortável.
Invista no seu brilho natural
A estrela da festa é, sem dúvida alguma, você – a noiva. Por isso, não há a necessidade de exagerar tanto em acessórios ou num vestido com muito brilho. “Antigamente, usava-se bastante. Hoje em dia, acaba ficando brega. Para não errar, foque em alguma região do vestido, como um cinto, uma alça ou um barrado, e aplique o brilho”, disse Emannuelle.
Arranjo de mesa não é buquê
Segundo Emannuelle, o maior erro cometido pelas noivas na hora de escolher o buquê é optar por um que combine com a decoração da festa. “Uma coisa independe da outra. O buquê tem que ser algo leve, é um acessório. Ele tem que combinar com a personalidade da noiva, não com a decoração”, falou a estilista.
Branco básico
Noiva de vestido branco é clássico. Mas a cor pura tem sido menos usada. “O branco, quando muito branco, pode parecer sintético. A dica é escolher um vestido off-white, aquele branco menos gritante”, indicou Emannuelle Junqueira. Conforto também é importante. “Pense que você vai usar o vestido por horas, vai dançar, sentar, levantar, abraçar... Se ele não for confortável, você acaba não aproveitando a sua própria festa”, disse. E, para achar o modelo ideal, a dica da estilista é pesquisar muito, buscar referências, ver muitas revistas e sites internacionais. Tudo para encontrar o vestido ideal.
Fôlego até o fim
Um dos grandes medos é que a animação da festa não dure até o fim. Mas isso também depende dos noivos. “Sempre insisto para os noivos ficarem na pista durante toda a festa, sem ficar circulando nas mesas ou sentados. Com o casal animado e dançando, os convidados acabam se animando junto também”, disse Lizie Chermann.
Bons conselheiros
Se tem  uma coisa com a qual todos os especialistas concordam é que você precisa estar rodeada de bons profissionais, que sejam de sua confiança e que combinem com o seu estilo, para que realmente consigam realizar o seu sonho, sem erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário