sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dia Nacional da Saúde: Dicas para um emagrecimento saudável

No Dia Nacional da Saúde, veja dicas para ficar mais saudável e aumentar sua expectativa de vida.

Nesse friozinho a nossa boca parece uma máquina destruidora de alimentos, ou seja, não paramos um só momento de ingerir comida. Assim engordamos mas, é de quilinho em quilinho que a coisa complica e a melhor maneira de resolver o problema é atacá-lo o mais rápido possível, ou seja, JÁ!
Muitas pessoas acreditam que a melhor solução na hora de emagrecer é fechar a boca ou aderir a alguma dieta milagrosa (eu mesmo às vezes me dá #aloka e paro de comer de repente, porém não dura muito tempo a greve de fome). Isso é um erro grave, que muitas vezes só piora a situação, já que endoida o metabolismo.
Pensando nisso resolvi listar algumas dicas para um emagrecimento saudável. Confira!



Dicas para um Emagrecimento Saudável

Parcele as Refeições

Aprenda a parcelar as refeições. Um parcelamento perfeito seria: Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Obviamente essas refeições devem ser moderadas.








Alimentos Termogênicos
São alimentos que fazem com que seu metabolismo trabalhe mais rápido. Chá verde, pimentas e café seriam alguns bons exemplos. Um cafezinho depois do almoço tira a vontade de comer sobremesa e ainda faz o seu metabolismo trabalhar um pouco mais rápido.





Mexa-se
Tente, de todas as formas, introduzir o habito de atividades físicas em sua vida. Elas serão grandes aliadas não apenas em seu emagrecimento, mas também em sua saúde. Na luta contra a balança tudo não passa de uma questão matemática. Se você gasta mais calorias do que consome, o resultado final será o emagrecimento. Sem atividade física tudo fica mais difícil.


Frutas e Verduras

A idéia do consumo de frutas e verduras é fornecer fibras, vitaminas e minerais para o organismo em alimentos de baixas calorias. Elas ajudam muito na promoção da saciedade e são grandes amigas do emagrecimento. Tente introduzi-las na sua alimentação usando o bom senso. As frutas são ótimas para lanches e sobremesas e as verduras sempre devem estar presentes nas refeições principais.



#Perigo#
Nada de trocar as refeições principais por frutas. Vejo muitas pessoas fazendo dietas em que comem apenas uma determinada fruta e isso é um grande erro. Essas dietas restritivas emagrecem, mas deixam o metabolismo descontrolado e fazem com que ele entre em estado de alerta.
Quando a dieta termina (ninguém pode comer só abacaxi, por exemplo, a vida toda) o corpo estará armazenando tudo e conseqüentemente a pessoa terá muito mais facilidade de engordar.
Fazendo uma analogia seria assim: Imagine que você passou por dificuldades financeiras, sua renda diminuiu e para manter sua casa funcionando você teve que começar a usar um dinheiro que tinha guardado na poupança. Nessa analogia você é o organismo, sua renda é o que você come, sua casa é seu metabolismo e a poupança é sua gordura localizada.
Com o passar do tempo você foi gastando o dinheiro da poupança (a gordura localizada), mas em um determinado momento conseguiu organizar as contas em casa e viver com a nova renda (comendo apenas abacaxi). O nosso organismo faz exatamente isso. Por esse motivo em todas as dietas restritivas existe uma perda inicial de gordura localizada, mas depois ela para. O corpo aprende a viver com poucas calorias. Ele começa a economizar os gastos diários.
O problema, neste caso, é que nosso corpo é muito sábio e a única coisa que importa para ele é a nossa defesa. Quando a restrição acaba ele pensa “Pode acontecer novamente! Vou continuar economizando. Tudo que entrar será armazenado!”, ou seja, tudo que entrar virará gordura localizada.
É quando começa o problema. A pessoa emagreceu e feliz da vida parou de comer seu abacaxizinho diário. Sabe o que aconteceu? Ela engordou o dobro em uma velocidade assustadora. Infelizmente, casos assim acontecem o tempo todo.

Não Tenha Pressa



Não busque o caminho mais fácil e rápido! Ninguém engorda 4 quilos, por exemplo, em um dia. Emagrecer com saúde é um processo que leva tempo. Tenha paciência. Seguindo uma alimentação balanceada e fazendo exercícios físicos você chega lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário